Business Intelligence no Setor Hoteleiro
- Beatriz
- 22 de abr. de 2019
- 1 min de leitura
Business Intelligence (BI) consiste no conhecimento que cada empresa deve possuir do seu negócio e dos seus clientes, conseguindo, assim, analisar pontos fracos e fortes e realizar um planeamento que permita encontrar soluções estratégicas para o seu negócio.
Cada vez mais a tomada de decisões deve basear-se no conhecimento de dados referentes à operação e menos no ‘feeling’ do gestor. Assim, o objetivo principal do Business Intelligence é transformar os dados em informação, que vai dar origem a decisões e que estas se transformarão em ações assentes no conhecimento.
Para conseguir o máximo de eficiência, o BI deve alcançar todos os setores de um hotel e todos os níveis organizacionais, incluindo colaboradores e gestores.
O BI ajuda a analisar a flutuação das tarifas do hotel, bem como a lógica do mercado. Além disso, com dados recolhidos sobre as experiências dos hóspedes, é mais fácil de entender os fatores de satisfação e insatisfação dos mesmos e pensar em formas de fazer com que o cliente retorne ao hotel e se fidelize.
Através de uma boa plataforma de BI, todas as informações essenciais para a elaboração e o monitoramento dessas estratégias ficam dispostas de maneira visual e objetiva, sendo assim, mais facilmente compreendida e usufruída pela gestão.
Concluindo, a clareza dos dados simplifica o processo de tomada de decisões, que deixa de ser feito apenas com intuições, passando a ser realizado com base em verdades e fatos revelados pelos dados coletados e analisados.
Comments